Geral, LifeStyle, Moda, Universo Masculino

A moda como forma de comunicação

Na época em que vivemos torna-se ainda mais fácil o acesso as notícias e a altíssima exposição pessoal por conta das redes sociais, isso acaba gerando uma importância extrema com a imagem. Vemos casos onde pessoas pagam milhões para ficarem parecidas com celebridades, gastam seu salário inteiro com roupas ou mesmo uma imagem modificada em programas de edição. Infelizmente toda essa preocupação com o que as pessoas vão pensar e muitas informações de diversas áreas bombardeando a cabeça, geram crises de ansiedade, depressão e solidão.

Da mesma forma que Georg Simmel diz que a moda é um “vasto fenômeno social, que se aplica a todas as áreas sociais, onde a roupa é uma manifestação entre
outras” (SIMMEL, 1905, citado por SVENDSEN, 2008), podemos dizer que está na moda ter determinado carro, contratar o arquiteto x para desenhar seu quarto ou como citado anteriormente, fazer transformações para se encaixar no “padrão de beleza ideal”, mas com tantas manifestações e pensamentos distintos em toda parte do globo, como podemos dizer o que é o “padrão de beleza ideal”? e quem nos “impõe” isso?

A mídia é a culpa disso. Acreditamos que elegemos algumas personalidades de forma inconsciente, seja pelo instagram, seguindo e curtindo suas fotos ou mesmo pela televisão, youtube e outros canais de comunicação. Essas personalidades muitas vezes utilizam do corpo como forma de expressão para mostrar à sociedade quem elas são, o que estão fazendo, comendo, vestindo e até mesmo pensando. Tornou-se moda seguir o que essas pessoas fazem e se você não segue esses influenciadores, está fora da moda. O que muitas pessoas não sabem, ou se fazem desentendidas, é que por trás dessas pessoas existe toda uma estratégia para alcançar um determinado público alvo. O marketing feito em cima da máscara que essas pessoas tem que passar é enorme.

Os influencers muitas vezes tem que passar o padrão de vida ideal e esconder/ omitir alguns fatos e pensamentos, pois mesmo com várias empresas mostrando o “Behind the scenes”, ninguém quer realmente ver o lado ruim das coisas, pois sempre que mundo está passando por dificuldades sociais, econômicas e políticas, as pessoas tem o desejo de fuga da realidade e acabam querendo viver a vida do outro porque parece ser melhor que a sua.

 

Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de moda no ano de 2017 por Michelle Douglas. O que você acha sobre o assunto? Beijos e até o próximo post…
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